Feira da Indústria deve movimentar este ano mais de R$ 240 milhões, segundo estimativa da Fiema | Maranhão Hoje

????????????????????????????????????

Entre as principais atrações, palestra de Leandro Karnal e show de Roupa Nova

Em noite de celebração pelo Dia da Indústria, o Sistema Federação das Indústrias (Fiema) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançaram, nesta quinta-feira (25), a Expo Indústria Maranhão 2023, que ocorrerá de 09 a 12 de novembro no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). A exposição tem apoio do Governo do Estado, Federação do Comércio (Fecomércio-MA) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA).

Com expectativa de prospectar R$ 290 milhões em negócios, a feira deve atrair cerca de 45 mil visitantes e capacitar aproximadamente 3 mil pessoas.

“O setor industrial é um instrumento de transformação da sociedade maranhense. Certos disso, lançamos hoje a Expo Indústria Maranhão 2023 com o tema ‘Indústria’ – O futuro passa por aqui”, declarou o presidente da Fiema e vice-presidente da CNI, Edilson Baldez das Neves.

Edilson Baldez das Neves acentuou o foco da preocupação do setor: a indústria 4.0.

“Passamos agora por um momento de abertura no qual o mercado se aquece e busca desenvolver ações de grande impacto econômico. O Maranhão não pode perder esta oportunidade de apostar no desenvolvimento tecnológico e na inovação, que configuram a indústria 4.0. Para tanto, o objetivo é reunir todos os setores (o agro, o comércio e a indústria) nesta nova edição”, analisou.

Representando o Governo do Estado do Maranhão, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos e ex-governador, José Reinaldo Tavares, enfatizou a necessidade de a gestão pública e o empresariado estarem unidos no fortalecimento do setor industrial, um dos principais responsáveis pela geração de emprego e renda no estado.

“A feira é uma grande oportunidade. Sabemos que o Maranhão tem diferentes iniciativas e muitas riquezas. A feira é um ponto de encontro e de articulação de negócios fundamentais para nossa economia”, enfatizou o secretário de Estado e ex-governador.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, reforçou o laço do órgão com o Sistema Fiema.

“Esta será a quinta edição da Expo, um espaço no qual congregamos com todos os empresários do estado. O Sebrae é um dos parceiros principais da feira e reconhecemos como o Sistema Fiema tem tido êxito na produção desta grande reunião de negócios”, ressaltou Gonçalo de Sousa.

De acordo com o presidente da Fecomércio – MA, Maurício Aragão Feijó, a nova edição da Expo Indústria surge em um momento oportuno para o crescimento dos negócios no estado.

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), o desembargador Paulo Velten, destacou o dever do Estado em assegurar apoio e o estímulo aos produtores.

“Um estado forte e uma sociedade forte são resultados de uma congregação de esforços e para tanto são necessárias instituições econômicas que tenham todo o apoio do estado”, declarou Velten.

Roupa Nova – O anúncio que chamou atenção de todos os convidados da festa de lançamento da Expo Indústria Maranhão 2023 foi a confirmação do show de uma das maiores bandas brasileiras de todos os tempos dentro da programação da feira: o Roupa Nova. Com sucessos e clássicos como “Dona” e “Whisky à go-go”, o grupo musical, apreciado por diferentes gerações, promete reunir milhares de pessoas no espaço Expo Show no dia 12 de novembro.

Atrações da expoForam apresentados os principais palestrantes que estarão presentes na quinta edição da Expo Indústria Maranhão. O intelectual, historiador, professor e escritor Leandro Karnal será uma das grandes atrações do Encontro IEL de Estágio, Carreira e Gestão, que ocorre entro da programação da feira multissetorial. Famoso em todo o Brasil, Karnal conquistou o público com uma linguagem acessível e potente, tratando de questões polêmicas e tornando-se um dos principais pensadores da atualidade.

Outros palestrantes de renome serão Pedro Janot, executivo brasileiro, palestrante, conselheiro, empresário e escritor com mais de 30 anos de carreira em gestão, e responsável por expandir a atuação da Richards, da Zara e da Azul; Guga Stocco, co-fundador da Futurum Capital, especialista em investimentos e também Andrea Lorio, especialista em transformação digital, liderança e inovação, apresentador do podcast da NVIDIA Brasil.

A Expo Indústria Maranhão vai além das edições anteriores (2015-2017-2019-2020-2022) e expande sua área de atuação aos setores do ESG, Capital Humano e Tecnologia & Inovação, temas que estarão em pauta na feira multissetorial. A partir do pilar de ESG (Ambiental, Social e Governança), os empresários maranhenses poderão conhecer ações e apresentar atividades que impactam positivamente no meio ambiente, na sociedade e em uma governança responsável.

Espaços – Expo Indústria Maranhão 2023 terá como novidade o Terminal de Inovação, espaço com startups com foco na indústria, com hackathonspitchescases, que formarão um estande focado em tecnologia na feira.

Outros ambientes são o Plenarium, local em que ocorrerão as palestras com consultores; o Núcleo de Atendimento ao Crédito (NAC), voltado para fomentar o crédito a empresários; o Expo Lounge, ambiente para alimentação, descanso e convivência; o Expo Agro, que apresenta o maquinário dos produtores da agroindústria maranhense; o Expo Show, onde ocorrerão apresentações e espetáculos musicais; a Cozinha Show, espaço para experiências gastronômicas com competições e oficinas gratuitas para os visitantes; a Expo Turismo, área voltada para os expositores da área do turismo; e ainda a Expo Fornecedores; a Expo Artes; o Maranhão Fashion Week e a Expo Summit.

Admin