Na cidade Lago da Pedra, Sesi atende com serviços gratuitos de saúde e distribui sopão vítimas das enchentes | Maranhão Hoje


Ação social itinerante fica na cidade até quarta-feira

Lago da Pedra é uma das cidades mais atingidas pelas enchentes no Maranhao, e as famílias que tiveram suas casas invadidas pela água estão sendo assistidas pela equipe do Serviço Social da Indústria (Sesi-MA), que está na cidade prestando serviços de saúde gratuitos para a população. Os atendimentos iniciaram nesta segunda-feira (10), e seguem até a quarta-feira (12), no Centro Cultural Souzinha Catingueiro, onde está montada toda a estrutura de tendas e estacionadas as unidades móveis de saúde da entidade do Sistema Fiema.

Ozielton Sousa mora na zona rural de Lago da Pedra. Ele tem acompanhado os casos de pessoas que perderam suas casas ou tiveram prejuízos com as fortes chuvas. O lavrador chegou cedo para aproveitar os serviços de saúde, que são oferecidos nas modalidades Clínica Geral, Pediatra, Odontologia, Oftalmologista, exames laboratoriais, exames do coração e outros.

“Eu vim em busca de atendimento. Fui consultar no posto e quando eu cheguei lá, me informaram do Sesi estava no centro cultural. E eu vim aqui. O atendimento muito bom. Tem uma equipe maravilhosa, tem clínico geral, tem pediatra. Eu vou fazer o ecocardiograma”, disse o lavrador.

Ana Célia Barros de Almada, 26 anos, também lavradora, soube da ação do Sesi pelas redes sociais e levou a filha, Mariana, de dois anos, à pediatra e para fazer exames de sangue. “Ela está com uma alergia, se coçando e eu não sabia o que era. Agora, está medicada”, explicou a mãe da criança.

Por meio da indústria, um dos objetivos do Sesi Itinerante é melhorar o acesso da população aos seus direitos essenciais, como é o caso da saúde.

“Já estivemos em mais de dez municípios. O projeto atua junto a localidades de baixo IDH, comunidades mais vulneráveis, comunidades rurais ou localidades impactadas por intempéries, como enchentes”, disse a assessora técnica do Sesi-MA, Lenildes Silva, que coordena a itinerância em Lago da Pedra.

A equipe do Sesi Alimentação e Nutrição também está no município e preparou um sopão para distribuir para 500 pessoas que moram nas áreas mais baixas da cidade e que sofrem mais com a ação das chuvas. Entre eles, o povoado Escolado e a Vila da Paz.

A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, também esteve no Centro Cultural Souza Catingueiro, acompanhando os atendimentos do Sesi Itinerante, e agradeceu o apoio em nome da população.

“Nosso coração hoje, aqui, é só gratidão, gratidão a Deus e a cada um que hoje soma nessa ação fundamental de solidariedade com o povo de Lago da Pedra. Gratidão a toda essa equipe maravilhosa que está, desde ontem, feriado, domingo de Páscoa, mas mostrando o seu compromisso do quanto que é bom, o quanto é valoroso nós nos colocarmos no lugar daqueles que mais precisam”, destacou a prefeita.

O Sesi Itinerante segue no Centro Cultural Souzinha Catingueiro até a quarta-feira, 12 de abril, com atendimentos gratuitos para a comunidade.

Admin