Canteiro da Portugueses transformado em lixão revitalizado pelo projeto Itaqui-Bacanga+ Limpo | Maranhão Hoje


Ação é liderada pela Associação Comunitária Itaqui Bacanga

Na manhã da última segunda-feira (03), a Associação Comunitária Itaqui Bacanga (ACIB) inaugurou a revitalização de um trecho do canteiro central da Avenida dos Portugueses, na altura da Praça do Bacanga, Vila Bacanga, em São Luís. O local antes era utilizado como área de descarte irregular de resíduos, o que tornou o trecho da via um lixão a céu aberto. A revitalização foi fruto de uma parceria entre ACIB, Vale, EMAP, Prefeitura de São Luís e DNIT. O local recebeu limpeza das canaletas, plantio de mudas e implantação de gramado.

A iniciativa de recuperar esta área faz parte do projeto Itaqui-Bacanga + Limpo, realizado pela ACIB, que tem como objetivo combater o descarte irregular de resíduos ao longo da Av. dos Portugueses, além de trabalhar com a sensibilização da comunidade por meio de campanhas, palestras e oficinas para a destinação correta dos resíduos.

Ainda durante a manhã da segunda, a equipe e parceiros do projeto realizaram a distribuição de mudas de árvores e panfletos no sinal de trânsito da Vila Bacanga. O grupo Teoria das Artes participou da ação com apresentações temáticas sobre o meio ambiente.

Para o presidente da ACIB, River Souza, a entrega do canteiro central pode ser o primeiro passo para outras revitalizações na área Itaqui-Bacanga, “A obra é um grande passo para valorização urbanística da nossa região e para educação ambiental, acreditamos que essa primeira revitalização vai nos permitir buscar novas ações e intervenções nesse seguimento, o que nos possibilita descaracterizar os demais pontos irregulares de descartes de resíduos na região Itaqui Bacanga”, afirmou River Souza.

Área havia se transformado num lixão numa das mais movimentadas avenidas de São Luís

A gerente de Relações com Comunidade da Vale, Deborah Ferreira, ressalta a importância da parceria entre comunidade, empresas e setor público para a revitalização. “Hoje demos mais um passo rumo a esse objetivo que é reduzir os pontos de descarte irregular de resíduos ao longo da Avenida dos Portugueses. É mais uma etapa desse trabalho conjunto entre comunidade, poder público e empresas que visa mais qualidade de vida para todos que vivem e trabalham nessa região”, declarou Deborah.

As próximas etapas do projeto abrangem as campanhas de sensibilização para evitar o descarte irregular de resíduos no local revitalizado e nas demais áreas da região Itaqui-Bacanga.

Sobre a ACIB – A ACIB, que desenvolve o Itaqui-Bacanga + Limpo, é uma organização não governamental, criada em 2003, que representa 5 microrregiões da área Itaqui-Bacanga, são elas: Anjo da Guarda, Vila Ariri, Vila Bacanga, Vila Embratel e Vila Maranhão. Contemplando no total, 68 bairros e atendendo uma população estimada em 270 mil habitantes.

A associação, além de grande reconhecimento por parte da comunidade, é uma organização de referência em São Luís. Conta com a ajuda de 190 associados que acompanham e participam de todo o trabalho realizado em benefício das comunidades. A ACIB já obteve qualificação de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIP, emitida pelo Ministério da Justiça e em 2021, e recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal.

Admin