Lula deverá ficar em repouso por pelo menos sete dias, avalia seu médico Roberto Kalil | Maranhão Hoje


Presidente está com broncopneumonia bacteriana e viral por influenza 

O médico Roberto Kalil, que cuida da saúde do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista ao site da Jovem Pan, disse que o  chefe do Poder Executivo ficará em repouso por, pelo menos, sete dias devido a um quadro de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. Segundo Kalil, Lula está em tratamento e tomando remédio na veia.

“Ele está melhor. São dois dias de pneumonia, também está com influenza. É uma viagem longa, desgastante. Ele repensou, repensou… É mais seguro também”, ponderou.

O presidente cancelou a viagem que faria à China devido ao seu atual estado de saúde. O embarque já havia sido adiado em um dia (de sábado, 25, para domingo, 26), mas foi suspenso indefinidamente. Uma nova data será combinada com Pequim assim que Lula se recuperar.

Lula também evitará momentaneamente aparições públicas, reuniões e outros grandes eventos.

O governante brasileiro iria discutir com o presidente chinês Xi Jinping temas como agronegócio, comércio, reindustrialização, tecnologia e inovação, mudanças climáticas e soluções para o fim da Guerra da Ucrânia.

Após a notícia de que o presidente não irá a Pequim, também cancelaram o embarque o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Já o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, manterá sua agenda no país asiático. Ele chegou na segunda-feira e ontem participou de seminários, reuniões e encontros bilaterais. Além dele, estão na China mais de 200 representantes de diversos setores da economia brasileira.

(Com informações da Jovem Pan )

Admin