O polêmico voto de Yglesio Moisés na eleição da Assembleia | Maranhão Hoje


GIRO ECONÔMICO

Para marcar posição 

Ainda repercute no meio político, principalmente entre os deputados estaduais, o extenso voto (a manifestação era oral) do deputado Yglésio Moysés na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (1°).

No momento de manifestar seu voto, fez um grande desabafo contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ex-governador do Estado, a quem acusou de interferência nos assuntos do Legislativo ao forçar a substituição de Ana do Gás por Rodrigo Lago na primeira vice-presidência.

Para alguns, um protesto desnecessário, na hora errada e no lugar errado; para outros, uma oportunidade de marcar posição para os novos desafios.

ISS do Aeroporto de São Luís

A CCR Aeroportos, por meio do Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ), repassou, em 2022, R$ 1.140.733,20 de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) à capital maranhense.

“O gestor municipal passa agora a poder contar com o reforço orçamentário gerado pelo ISSQN do aeroporto, um dos benefícios diretos da concessão, e tem autonomia para investir os recursos nas áreas que julgar prioritárias no município”, explica Fabio Russo, presidente da CCR Aeroportos.

Além de São Luís, outros 14 municípios também receberam a contribuição. São eles:

Nova sede do TJMA

Despertou curiosidade, principalmente entre empresários da construção civil interessados em participar da concorrência pública para a edificação, o anúncio feito pelo desembargador Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça, sobre a construção da nova sede do Poder Judiciário.

Segundo o magistrado, o terreno já teria sido doado pelo governador Carlos Brandão, que também confirma a doação, e tão logo estejam concluídos os desembaraços burocráticos,  o local será divulgado, bem como as medidas para execução da obra.

Curso do Sesc

De 13 a 17 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, o Serviço Social do Comércio (Sesc), órgão vinculado ao Sistema Federação do Comércio do Maranhão (Fecomércio-MA), realiza em sua unidade da Deodoro, em São Luís, cursos gratuitos de livro sensorial e acessórios femininos.

Com essas capacitações, os participantes estarão aptos a desenvolver uma nova atividade profissional, com possibilidade de gerar uma boa renda sem necessidade de sair de casa. Ambos já estão com as inscrições encerradas.

Trabalhos legislativos 

Empossada nesta quarta-feira (1º) a nova composição do parlamento estadual, os trabalhos da 20ª legislatura na Assembleia Legislativa foram abertos nesta quinta-feira (02), oportunidade em que o governador Carlos Brandão (PSB) frz a leitura da Mensagem Governamental, na qual apresenta um balanço das ações do Executivo Estadual em 2022 e o planejamento para o ano de 2023.

O presidente Lula resolveu atuar como garoto propaganda dos Lençóis Maranhenses para que seja reconhecido pela Unesco Patrimônio Natural da Humanidade. O governador Carlos Brandão divulgou o documento em suas redes sociais

Parceria com indústrias 

O diretor do Consórcio Alumar, Helder Teixeira, em visita à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), semana passada, apresentou o novo diretor da empresa, Walmer Rocha, e aproveitou a oportunidade para reforçar a parceria da sua empresa com a entidade.

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, fez questão de destacou que a Alumar sempre foi uma boa parceira das indústrias, a exemplo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), do qual é fundadora e mantenedora.

Empresas abertas

O Serasa Experien divulgou, terça-feira (31 de janeiro), dados sobre abertura de empresas no mês de outubro do ano passado. Com 3.595 unidades constituídas, o Maranhão aparece na 15ª posição no ranking nacional e em terceiro na região Nordeste, onde a Bahia aparece em primeiro lugar, com 14.245 empresas abertas.

Os demais estados nordestinos apresentam o seguinte desempenho: Ceará (8.664), Pernambuco (7.958), Paraíba (3.463), Rio Grande do Norte (3.219), Alagoas (2.527), Piauí (2.057) e Sergipe (1.970).

Admin