São Luís torna-se referência em tecnologia com serviços 100% digitais após implantação do Prefeitura sem Papel – Maranhão Hoje


Serviços agora na palma da mão dos ludovicenses

São Luís passa a ser referência em tecnologia e modernidade com a implantação na gestão municipal da solução Prefeitura Sem Papel. Com isto, passa a integrar a lista de cidades que digitalizaram a sua administração para oferecer um atendimento mais rápido e, literalmente, na palma da mão ao cidadão.

Neste momento, servidores, secretários e representantes dos órgãos que integram as secretarias municipais estão concluindo os treinamentos e aplicando no dia a dia o uso da nova ferramenta que, em breve, deve fazer de São Luís uma cidade moderna e com um dos menores índices de uso de papel por parte do Executivo Municipal.

Segundo o Head de Implantação da Sogo Tecnologia, Ednaldo Costa, por meio do Prefeitura Sem Papel é possível, além de digitalizar documentos e informações públicas, rastrear os processos administrativos de ponta a ponta, centralizar informações, fazer assinaturas de documentos, gerir toda a documentação de forma eletrônica, entre outras funções.

Tudo isso traz mais transparência à celeridade aos processos administrativos, comunicação eficiente, economia e desburocratização dos serviços, pilares da atual gestão.

Com boa parte dos processos funcionando de forma digital, a população ludovicense terá acesso aos serviços do poder público municipal a qualquer hora do dia, sem que haja a necessidade de deslocamento físico. Além disso, a iniciativa vai trazer uma relevante economia de tempo e recursos financeiros. Com a eliminação ou redução de até 90% do uso do papel na tramitação de processos, a expectativa é de que seja gerada uma economia superior a R$12 milhões ao ano para os cofres públicos, dinheiro que pode ser reinvestido em outros setores, explica Ednaldo.

Para além da agilidade, eficiência e economia, o prefeito Eduardo Braide destaca a relevante contribuição para a sustentabilidade do planeta.

“A preocupação com o meio ambiente precisa ser diária e dessa forma estamos fazendo a nossa parte”, informa.

Com a implantação da plataforma e a consequente diminuição no uso de papel, estima-se que mais de 4 milhões de impressões deixem de ser realizadas e com isso mais de 500 árvores deixem de ser cortadas por ano.

Desenvolvido pela 1Doc e operacionalizado com exclusividade no Nordeste brasileiro pela empresa de soluções tecnológicas, Sogo Tecnologia, o software que possibilita a adesão ao projeto Prefeitura Sem Papel é 100% web, responsivo (tablets, smartphones), com certificação digital e painéis de gestão que fornecem dados para melhorar continuamente a qualidade dos serviços e processos da gestão pública.

A ferramenta já foi implantada em mais de 50 cidades nordestinas e há a expectativa que esse número cresça 90% em 2023.

Admin